Escute a Rádio Ipê

Portfólio: Cezar Brites

create with flickr badge.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

O rádio em São Borja: Parte II - RÁDIO CULTURA AM

Texto extraído do livro Memórias Sobre a Imprensa em São Borja, organizado pela Profa. Dra. Cárlida Emerim. (Fotos arquivo pessoal)



Rádio Cultura AM



Com o fechamento da primeira emissora da cidade, a Rádio Fronteira do Sul, em 1975, o Ministério das Comunicações abriu licitação, em 1976, para que os interessados pudessem se habilitar e participar da concorrência para a instalação de uma emissora de radiodifusão de amplitude modulada (AM) em São Borja.

1978 - Primeira equipe de transmissão de carnaval 

O grupo registrado com a razão social de Empresa São-borjense de Comunicações Ltda. concorreu à licitação. Os nove sócios da empresa eram: Ulrich Arns, agricultor, Alfredo Arno Andres, agricultor; Bernardino Lopes Ferreira, pecuarista; Francisco Carlos Banderó, agricultor e comerciante; Carlos Ney Azambuja Brites, contabilista; Silvino Nicolli, comerciante; Sary Azambuja Amilíbia, comerciante; Arneldo Matter, advogado; Roque Auri Andres, administrador de empresas.


Confraternização da equipe esportiva depois da transmissão do jogo Grêmio e Cruzeiro de MG.


Para participar da licitação, que foi vencida pelo grupo, foi apresentado um projeto de mais de quarenta páginas, relatando as pretensões dos membros do grupo, o modelo de rádio a ser instalada, um perfil dos seus sócios, um levantamento das possibilidades sócio-econômicas do município, além de outras informações.


Crachá para a cobertura da copa Buenos Aires


Os diretores da emissora, Arneldo Matter, Roque Auri Andres, Cláudio Luis Vieira Figueiredo, Luiz Fernando Krindges Marques e Maria da Conceição Pacheco Carneiro, foram a Brasília assinar o contrato de concessão junto àquele Ministério.

Segundo o relato escrito cedido por Roque Andres, diretor da Empresa São-borjense de Comunicações, a liberação do Ministério Público foi divulgada no Diário Oficial da União em 12 de julho de 1976. No entanto, por se situar a menos de 200 quilômetros da fronteira do país, a emissora precisava, ainda, da liberação de um órgão específico do exército. Então, um documento assinado pelos nove sócios foi enviado à Comissão Especial de Faixa de Fronteira, a fim de solicitar a autorização.


Técnico Serzo Brites, Diretor Roque Andres e Deco Almeida.


Outras medidas importantes foram tomadas pela empresa, como a compra de equipamentos, que era uma orientação do Departamento Nacional de Telecomunicações (Dentel), o qual liberava ou não, cada um deles para o uso através de uma fiscalização minuciosa.


Em livramento equipe de transmissão esportiva



Outro passo decisivo foi a construção da sede, que demorou aproximadamente um ano, retardando a inauguração do veículo.

Desde a fundação da Rádio Cultura, em 26 de fevereiro de 1977 , importantes transmissões ficaram marcadas na história do veículo. Andres recorda, inclusive, da transmissão da morte do ex-ditador da Nicarágua, Anastácio Somoza, ocorrida no Paraguai em 1980. “Um Colaborador da nossa emissora, Hiram Aquino, que passava próximo ao local na hora que aconteceu o atentado, deu a notícia em primeira mão para São Borja. Só algum tempo depois, outras emissoras brasileiras de grande porte noticiaram o fato. Foi um furo inusitado para uma emissora do interior”, conta. A cobertura de dois encontros entre os ex-presidentes argentino e brasileiro, Carlos Menen e Fernando Henrique Cardoso, respectivamente, também foi ressaltada por Andres. Nas ocasiões, os políticos trataram da construção da ponte internacional em São Borja. Ainda no cenário político, por volta de 1990, o presidente Fernando Collor e seu vice, Itamar Franco, haviam se afastado do Brasil e, nessas circunstâncias, o então Presidente da Câmara Federal, Ibsen Pinheiro, assumiu a Presidência da República. A Rádio Cultura foi a Brasília e transmitiu direto do Gabinete Presidencial a posse do terceiro presidente são-borjense.


 Equipamento na câmara


O departamento de esportes foi responsável por, pelo menos, dois acontecimentos relevantes. Cobriu uma semifinal das eliminatórias da Copa do Mundo de 1986 em Assunção, no Paraguai, quando a Seleção Brasileira jogou contra a Seleção Paraguaia. Já em 1981, a Rádio Cultura transmitiu o jogo da semifinal da Taça Bronze, entre a Sociedade Esportiva São Borja e a equipe de Cuiabá, em Mato Grosso. Após, transmitiu a final do campeonato contra o time carioca Olaria, no Maracanã.


 Equipe esportiva em Cuiabá (MT), em pé Amarino Chaves e Paulo Correia, agachado Serzo Brites.





Para Andres, a principal diferença entre os primórdios da história da emissora e os dias atuais é a presença da tecnologia no controle da programação e da veiculação de anúncios e notícias. A programação da emissora ainda procura adequar os horários de acordo com a necessidade do público. Para o diretor da Rádio Cultura, José Carlos Almeida, o Déco, inevitavelmente a programação deve sofrer alterações para se adequar ao público, mas que no caso da Rádio Cultura uma linha foi mantida, ajustando os horários ao público ainda no formato utilizado há muitos. Andres relatou, inclusive, que a Rádio mantém programas com o foco no interior pela manhã, por volta das 5:30h, no início da tarde, às 13h e no final da tarde, às 18h. “Até às 12h temos programas musicais com informação e interação com o público”, ressalta.


Estúdio da Rádio Cultura


A Rádio Cultura destaca-se, também, pela realização de grandes eventos. Esse assunto foi abordado pelo diretor comercial da Rádio, Sidney Santos Rodrigues. Segundo ele, anualmente são realizados grandes eventos, como o Culturão, campeonato de Futsal que abriga diversas categorias e cerca de 70 equipes da cidade, da região, e até da Argentina, totalizando mais de mil e cinqüenta atletas, desde crianças de sete anos de idade até a categoria dos veteranos. Já a Festa do Caminhoneiro mobiliza milhares de profissionais das estradas em um baile aberto ao público, sempre realizado no inverno, no início de cada ano.








O engenheiro-chefe da Rádio Guaíba de Porto Alegre, Homero Carlos Simon e o técnico serzo Brites Rodrigues, na inauguração do transmissor da Rádio Cultura, em 1977. 





Transmissão de futebol em 1981

Transmissão de programa no auditório da Escola Sagrado Coração de Jesus.

Transmissão do Festival de música São Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário