Escute a Rádio Ipê

Portfólio: Cezar Brites

create with flickr badge.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

"Quando a poesia realmente fez folia em minha vida"

"Quando a poesia realmente fez folia em minha vida"


Quando Caetano Veloso cantava a frase do título desse texto, eu nem imaginava o potencial que uma poesia pode ter. Até lia algumas, mas sempre com a intenção de cantar algumas menininhas. Então, claro, Drummond fazia o maior sucesso. O próximo passo foi entender que o poder da poesia está na capacidade de criar imagens em nossa mente que talvez de outra forma seria impossível. E essa ideia eu levei para os romances. Um filme assistido depois de ter lido o livro era um desastre, e vice-versa. Então, virei radical, extremista e preconceituoso: ou eu lia, ou via, ou escutava. Não dava para misturar tudo, pois acreditava que um invalidava o outro.

Depois de um tempo peregrinando neste território comecei a me dar conta que eu estava perdendo muito por agir assim. Fui atrás para entender porque alguém se dá um trabalho de fazer um filme baseado em um romance, se o livro por si só é completo. Foi quando entendi que o tema é o mesmo, mas a linguagem é totalmente diferente, e portanto, as imagens, os símbolos, as mensagens eram diferentes ou complementares àquela outra obra. Um novo mundo se abriu novamente. 

Mas surgiu algumas dúvidas: "Então quer dizer que posso ilustrar uma poesia com uma foto? Não estarei induzindo o leitor/expectador a termos a mesma imagem, impedindo ele de criar a sua? Não estarei dirigindo a sensibilidade do outro?" Claro que não, são duas obras distintas, portanto, mais ricas. Elas se complementam, ou, até mesmo, se contradizem! Faz parte da arte. 

Por tudo isso, hoje fiquei muito feliz que pude admirar o trabalho do maior poeta sãoborjense de coração Apparício Silva Rillo, sendo ilustrado pelas fotos do talentoso fotógrafo Bira Azevedo. A exposição está em cartaz na Câmara de Vereadores de São Borja e vai ficar lá por um tempo. Vale apena ir. Quem sabe você saia de lá cantando "quando a poesia e a fotografia fizeram uma folia em minha vida". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário